Anncios Shopping UOL
;

terça-feira, junho 30, 2009

VILLA NOVA

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE, ADÃO GOMES


POR QUE O SENHOR SE CANDIDATOU À PRESIDÊNCIA DO VILLA NOVA?

É uma história que começou quando eu conheci os pais da minha esposa, Tânia. Eu cheguei em Nova Lima para conhecê-los e o primo dela estava em casa, o Beto, uma pessoa muito conhecida no meio esportivo. E ele estava com o uniforme do Villa e me convidou para assistir a um jogo no Alçapão do Bonfim naquele dia. A partir daquele momento foi uma paixão muito forte. Daí, comecei a ajudar o clube. Tornei-me sócio, depois conselheiro e agora surgiu a oportunidade de ser dirigente.

O QUE O TORCEDOR PODE ESPERAR DO NOVO PRESIDENTE?

O torcedor pode esperar muito trabalho, empenho e dedicação da minha parte. Esperamos concluir algumas obras que começaram em outras gestões, como por exemplo, o Centro de Treinamento, que é a nossa meta principal. Construindo o CT, o clube poderá formar mais jogadores e com isso ter suas contas todas em dia. Vou dirigir o clube como uma empresa. E é claro que a gente tem a paixão, que fala muito mais alto. Mas, neste momento, nós vamos dirigir o clube com muita responsabilidade, com muita clareza, com muita transparência para os torcedores. E com certeza o clube será um Clube-Empresa brevemente. Nós vamos transformar e profissionalizar todas as categorias e departamentos do clube. Essa é a nossa meta.

FAÇA UMA COMPARAÇÃO DO QUE ESTÁ SENDO A GESTÃO DO ADÃO GOMES COM AS PASSADAS?

Eu ainda não tenho essa comparação, porque nós queremos profissionalizar o clube. O Villa sobreviveu até hoje com seu nome e sua marca. É um time centenário, de uma torcida apaixonada e um nome muito forte no País e até no mundo. Então, nós temos que partir do princípio de organizar todas as categorias e departamentos. Isso, eu volto a frisar à nossa imensa torcida: se nós nos organizarmos, o Villa Nova vai sair dessa crise, que vem vivendo já há algum tempo.

QUAL O SEU PERFIL DE GESTÃO?

Meu perfil de gestão é o empresarial. Vou tratar bem a parte administrativa do Villa Nova. Inclusive contratamos um administrador, o Sérgio Amaral da Veiga, que tem um perfil de gestor. Nós vamos fazer um choque de gestão dentro do clube e isso significa que nós vamos reformular e organizar todas as contas.

E OS SALÁRIOS ATRASADOS, QUAL A SOLUÇÃO?

Deste o dia que tomamos posse, nós estamos incansavelmente conversando com empresários e órgãos governamentais para que esse problema seja solucionado. Porém, nós temos um grave problema aqui dentro do clube, que numa oportunidade futura vamos relatar à nossa torcida. Hoje nós nem podemos receber dinheiro em nossa conta, na conta do Villa Nova. Então, primeiro nós temos que organizar o que nós prometemos, que é o Condomínio de Dívidas. A partir daí, o clube ficará liberado para receber receita de fora. Enquanto isso, nós vamos procurar outra alternativa para receber esse dinheiro e quitar os salários, que é a principal meta que nós colocamos de início.

QUAL A VERDADEIRA DÍVIDA DO VILLA NOVA?

Estamos levantando, mas infelizmente tem processos que estão em andamento. Acredito que num breve espaço de tempo nós já teremos essa dívida toda levantada. Na semana que vem, a partir de julho, estaremos com o pessoal que fez o Choque de Gestão implementado pelo Governador Aécio Neves. Uma auditoria independente virá fazer a radiografia geral das finanças do clube. Informarmos para a centenária torcida villa-novense que a partir do momento que entramos, o trabalho vai ser totalmente diferente do que vinha sendo feito.

E SOBRE ESTE NOVO PROJETO DA ARENA DO LEÃO?

Nós temos pleiteado sua construção junto ao Governo do Estado. O Governador vai nos receber nestes próximos dias, numa solenidade em homenagem ao 101º aniversário do Villa Nova. Nós já nos colocamos à disposição do Aécio Neves e do seu vice, Antônio Anastásia, que está cuidando da questão da Copa do Mundo de 2014. Vamos levar uma proposta bem objetiva: um terreno, com o projeto pronto e aprovado de um moderno estádio para receber 30.000 torcedores. Falta apenas a licitação para gente iniciar a construção desse estádio para o Leão. Já estamos trabalhando nas esferas estadual e federal, para que Nova Lima, que hoje se aproximou muito da Zona Sul de Belo Horizonte, possa receber novamente uma seleção em 2014, quem sabe a Seleção da Inglaterra, como ocorreu em 1950.

E OS PATROCINADORES? JÁ EXISTE ALGUM CONTATO, OU EMPRESA INTERESSADA EM INVESTIR NO CLUBE ?

Temos conversado com alguns empresários nesse sentido. Já existem duas empresas interessadas, mas não vamos divulgar ainda, porque vamos escolher o melhor para o Villa Nova. O propósito é que dentro desse patrocínio esteja agregada a construção do CT e quem sabe até uma reforma do Estádio Municipal Castor Cifuentes para abrigar jogos enquanto a Arena do Leão não é finalizada.

COMO SERÁ A RELAÇÃO DO VILLA COM A FMF E A CBF?

Estive no Conselho Arbitral da Taça Minas Gerais na semana passada e fui muito bem recebido por todos na Federação Mineira. O Villa Nova é um clube bem respeitado e querido pela FMF, conforme me disse o presidente da Federação, Paulo Schettino. A nossa relação será de transparência tanto com a FMF quanto com a CBF.

O QUE TEM ACHADO DO GRUPO DE GAROTOS DA BASE QUE FIZERAM BONITO NA VIII COPA INTEGRAÇÃO JÚNIOR?

Vejo nos garotos um futuro enorme, porém, nós temos que trabalhá-los e dar condições a eles de melhorar a preparação física, de melhorar a estrutura de treinamento, para que eles alcem voos mais altos.

SABEMOS QUE NA BASE A DIFICULDADE É MUITO GRANDE. FALTA MATERIAL, RECURSOS EM GERAL. O QUE SERÁ FEITO DE IMEDIATO E A MÉDIO E LONGO PRAZOS?

A curto prazo, temos que dar uma condição mínima para que eles se fortaleçam fisicamente. Hoje o clube não tem uma academia própria, adequada. Não tem um nutricionista. Então, temos que organizar e profissionalizar toda a base do Villa Nova, para que o futuro do time fique garantido.

COMO O VILLA VAI DISPUTAR A TAÇA MINAS GERAIS?

Temos conversado com alguns treinadores e tivemos uma reunião com nosso vice-presidente de futebol, o Zuca, e até com outros vices para definir primeiramente uma data para quitar o pagamento dos funcionários e logo após vamos contratar a Comissão Técnica. Então, no mais tardar, até a quarta ou quinta-feira da próxima semana vamos anunciar os nomes de toda a Comissão criteriosamente escolhida.

E REFORÇOS? TEREMOS UM TIME FORMADO SOMENTE COM A BASE OU TEREMOS CONTRATAÇÕES DE ATLETAS? HAVERÁ ALGUM TIPO DE PARCERIA?

Na Taça Minas Gerais vamos aproveitar parte da base sim, pois é um grupo muito bom. O time será muito forte, um time vencedor. Para isso, nós precisamos fechar um patrocínio, que já estamos conversando. Existem duas empresas interessadas e dentro dos próximos 15 a 20 dias teremos a chance de planejar melhor a curto, a médio e a longo prazos. A nossa intenção é trazer um ou dois jogadores consagrados para disputarmos a Taça Minas Gerais com um time forte. E estamos nos planejando a médio prazo, que seria no Campeonato Mineiro pra entrar bem e conseguir a vaga na Série D. No meio do próximo ano, teríamos o CT pronto e já com o time treinando lá. Também pretendemos disputar a Copa do Brasil, pois temos o objetivo de vencer a Taça Minas Gerais deste ano e garantir a vaga.

MANDE UMA MENSAGEM PARA A TORCIDA DO LEÃO DO BONFIM.

Gostaria de pedir para o nosso torcedor que tenha um pouco de paciência com esta diretoria que está entrando agora, com os vice-presidentes, que nunca participaram de nenhuma outra gestão. Estou participando pela primeira vez e estou com muita vontade de acertar. Mas mantenho o pé no chão. Não vamos repetir os erros de outras administrações e temos a certeza que vamos sair vencedores. Preciso do apoio de todo torcedor villa-novense. Quero que ele nos ajude, participando, dando sugestões, fazendo críticas ao nosso trabalho e tudo mais. Queremos fazer uma administração com transparência e isso todos podem ter certeza que vai acontecer. Eu detesto uma coisa: detesto perder. Então podem contar comigo para qualquer coisa, no que diz respeito ao crescimento do nosso Leão do Bonfim e vamos juntos colocá-lo no lugar que é devido, no lugar de onde nunca deveria ter saído.

Nenhum comentário:

;